Imagens de esperança, otimismo e luz

Imagens de esperança, otimismo e luz

A exposição “O princípio, o meio e o resto – Olhos nos olhos com os deslocados de Cabo Delgado” abriu ao público no dia 10 de maio, na Galeria Dr. Mário Botas, na Ordem dos Médicos, em Lisboa, com fotografias e textos de Carlos Almeida. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Helpo e da Ordem dos Médicos do Sul, que dá a conhecer o quotidiano dramático e as histórias de vida de pessoas deslocadas em Moçambique, na sequência dos ataques armados que há 3 anos assolam a província de Cabo Delgado.
A abertura contou com uma visita do Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, embaixador João Ribeiro de Almeida, acompanhado pela vice-presidente, Cristina Moniz.
O vice-presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, impulsionador da exposição, agradeceu, na ocasião, à ONGD por ter correspondido à ideia de expor as fotos na Ordem dos Médicos. Recorde-se que se vive um dia a dia dramático em Cabo Delgado e as imagens, segundo Jorge Penedo, "representam o trabalho no terreno em condições difíceis" que a Helpo e o Carlos Almeida têm desenvolvido.
Perez Metelo, o presidente da Helpo, sublinhou por seu turno a importância que tem a "oportunidade de mostrar o trabalho do principal responsável em Moçambique da Helpo, que, entre outras tarefas, ainda encontra tempo, engenho e arte e sobretudo coração para fazer isto".
Carlos Almeida, que fechou um curto período de intervenções, sublinhou que "a exposição nasceu de uma conjunção de felizes coincidências" e permitiu que um dos seus "sonhos de longa data se tornasse realidade" - o de expor as suas fotografias.
O autor, que não é fotógrafo profissional, considera-se "um amador no sentido mesmo de amar a fotografia, de ter uma grande paixão" e isso deixa-o "cheio de orgulho".
"Tenho alguma dificuldade de tirar fotos de coisas que não me fazem sentir bem e, se repararem bem, estas fotos, apesar de serem num cenário catastrófico, todas têm umas pinceladas de esperança, de otimismo, de luz", referiu.
As fotos de Carlos Almeida e da Helpo, que todos podem ver numa vista à exposição, vão ficar expostas na Galeria Dr. Mário Botas até ao dia 25 de junho e os interessados podem adquiri-las, revertendo o valor da sua venda para os projetos da Helpo.

10 de maio de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo