Livro explora IA e Medicina

Livro explora IA e Medicina

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MEDICINA é o livro que, com génese no 27º CNOM, em 2024, convida a refletir sobre o impacto da IA na prática médica. O documento vai ser apresentado no próximo dia 16 de setembro, pelas 17h00, na Biblioteca Histórica da OM (Lisboa), pelo Presidente do CRS, Paulo Simões, que apoiou o projeto a par de André Dias Pereira e Manuel Curado. 

Aos textos dos organizadores juntam-se os contributos de 16 personalidades de diferentes áreas, como Medicina, Direito, Filosofia e IA - Helena Canhão, José Paulo Carvalho, Rui Cascão, João Frutuoso, Inês Godinho, Steven S. Gouveia, Maria João Jacinto, Francisca Leite, Manuel Bragança Pereira, Ana Frade Pina, Franklim Ramos, João Carlos Ribeiro, Ivone Silva, Margarida Silvestre, Dalila Veiga e Miguel Bigotte Vieira.

 

Pode ler-se na contracapa:

"Vivemos um momento singular na história da Medicina. Não se trata apenas de uma evolução incremental de técnicas ou fármacos, mas de uma redefinição ontológica do próprio ato médico.

Muitas pessoas, médicos e outros profissionais, mesmo que informadas sobre os progressos científicos e técnicos nas suas próprias especialidades e áreas de intervenção, não esperam talvez que a nova ferramenta da Inteligência Artificial (IA) esteja a ser usada, já hoje, de modo tão abrangente e profundo nas muitas áreas da Medicina, no ensino médico ou na administração hospitalar.

Ver que a IA não é apenas importante para algumas áreas - e vem ao espírito imediatamente a Imagiologia Médica -, mas está a alterar as práticas e até a forma de pensar de todas as especialidades foi um momento de revelação que os participantes no 27º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, sob o tema «Inteligência Artificial e Medicina», puderam testemunhar, em novembro de 2024. E estes momentos, sendo raros, merecem ser perpetuados. 

Este livro surge, assim, como uma extensão dessa reflexão. Não pretende ser um mero compêndio técnico, mas um mapa essencial para navegar neste novo território, onde a promessa de eficiência colide diariamente com desafios éticos, legais e humanos profundos. Ao longo destas páginas, o leitor é convidado a conhecer uma nova realidade e a tomar parte numa reflexão multidimensional sobre o impacto da Inteligência Artificial na Medicina".

 

Recorda-se que no passado dia 16 de julho o livro já tinha sido apresentado no âmbito do encontro Medica AI - The Conference 2026, promovido pela Fundação Champalimaud. 

1 de setembro de 2026

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo