Maior número de votos de sempre

Maior número de votos de sempre

Alexandre Valentim Lourenço foi reeleito Presidente do Conselho Regional do Sul, cargo em que se manterá até janeiro de 2023. Com ele foram também reeleitos o Vice-presidente, Jorge Penedo, o Tesoureiro, Francisco Sampaio, e outros membros do atual Conselho, como Filipa Lança, Nuno Gaibino, António Martins Baptista, Maria Guilhermina Pereira. Foram igualmente eleitos para o CRS os novos membros Isabel Santos, Marta Correia, Miguel Bigotte Vieira, Raquel Baptista Leite e os suplentes Ricardo Prata, Guilherme Duarte e Teresa Martins Ferreira.

O número de votantes na Região Sul assumiu uma expressão nunca antes atingida, mesmo com a particularidade de haver apenas uma candidatura a Bastonário, o que normalmente é um fator de redução da adesão ao sufrágio. Os 7298 votantes superaram em mais quase 1300 o número dos que votaram nas eleições de 2017, numa altura em que houve 4 candidaturas a Bastonário.

Nas eleições em que é possível basear parâmetros de comparação mais legítimos - as de 2014, altura em que houve apenas uma candidato a Bastonário e os órgãos regionais do Sul foram disputados por duas listas -, votaram 3.840 médicos nos órgãos do Sul. O crescimento do número de votantes em relação a esse processo eleitoral foi de 90%, um aumento extraordinário que revela bem o significado destas eleições para os médicos.

O Presidente do Conselho Regional do Sul, que tomará posse do seu novo mandato dentro de poucas semanas, considerou, no rescaldo dos resultados eleitorais, que "esta adesão significa a valorização do trabalho feito neste primeiro mandato, mas traz também legitimidade e responsabilidade acrescidas para os próximos 3 anos em que é preciso continuar a melhorar a Ordem dos Médicos".

Para a Mesa da Assembleia Regional foram eleitos o Presidente, Luís Campos Pinheiro (até agora Vice-presidente), Paula Machado Caldeira, como Vice-presidente, e como secretários Catarina Perry da Câmara, que foi reeleita, e João Mairos. O membro suplente é Jorge Fernandes Nunes.

A Presidente do Conselho Fiscal para o próximo triénio será Maria Susana Cadilha, com os vogais Manuel Caneira da Silva e Paulo Antunes Rodrigues e a suplente Rita Marçal da Silva.

O novo Conselho Disciplinar Regional do Sul será liderado por Maria do Céu Machado, e tem ainda Jacinto Monteiro, Maria Pedroso Botas, Francisco Ramos, Miroslava Gonçalves Gonçalves, Carlos Gaspar, Maria Leonor Duarte de Almeida, João Estrada, Leonor Manaças, João António Rodrigues Branco, Teresa Viana Baptista, Luís Abranches Monteiro, Maria Luísa Biscoito, Francisco Ribeiro de Carvalho, Fernando Morais Torres, Cláudia Sofia Estêvão, Carlos Luís Oliveira da Ponte, com os suplentes José Gabriel Cabral, Teresa Fiúza e João Madruga Dias.

17 de janeiro de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo