Ministério da Saúde não explica por que razão não foi possível “parametrizar” o sistema informático a tempo. Restante função pública recebe já este mês, profissionais de saúde só em Maio. Sindicato dos enfermeiros diz que é “inadmissível”, médicos falam em “incompetência”.
Os profissionais de saúde não vão receber o aumento de 0,3% que vai começar a ser pago a todos os funcionários públicos já este mês. Quando hoje vericarem os recibos de vencimento, médicos, enfermeiros e auxiliares, entre outros, vão reparar que receberão um valor idêntico aos meses anteriores por o Ministério da Saúde não ter conseguido parametrizar o sistema informático a tempo dos pagamentos de Abril. O aumento apenas será pago a partir de Maio.
Questionado pelo PÚBLICO, o Ministério da Saúde confirma-o, embora sem explicar os motivos pelos quais não conseguiu preparar tudo a tempo: “O pagamento em Abril depende das circunstâncias concretas de cada área. No Ministério da Saúde não foi possível efectuar a parametrização dos sistemas informáticos no corrente mês. O processamento ocorrerá no próximo mês, com efeitos a Janeiro.”
Fonte: Público, 21 Abril 2020