Mensagem aos Médicos dos Açores

Mensagem aos Médicos dos Açores

Caros Colegas,

 

Desloquei-me especialmente aos Açores para estar presente na cerimónia de homenagem aos médicos reformados da Região Autónoma. Considerei ser este um momento relevante para muitos dos colegas que, ao longo dos anos, têm vindo a prestigiar a Medicina no arquipélago. Por isso, entendi que se justificava a minha presença e as palavras de homenagem que vos pretendia dirigir.

Por decisão da organização do evento não pude dirigir-me diretamente a todos, na cerimónia agendada. Lamentavelmente.  Pela primeira vez, desde que sou presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, foram-me criados obstáculos que me impediram de me dirigir a todos vós num evento na região a que presido.

Registo, pois, as atitudes de alguns, tanto como registo a honra e dignidade de muitos.

Quero, assim, por esta via, explicar o motivo de não ter estado presente e deixar-vos uma mensagem de reconhecimento e elogio.   

Saúdo, pois, todos os médicos açorianos em geral e os já aposentados em particular, reforçando a traço forte a homenagem que lhes foi prestada pela Ordem dos Médicos.

É importante sublinhar que, estes médicos, durante décadas e nas condições mais difíceis, se dedicaram incondicionalmente à causa da Medicina – e, por conseguinte, dos doentes.  Com empenho e num contexto de insularidade, lutando por uma Medicina de qualidade, superando sempre todos os obstáculos, em momentos em que a prática médica implicava ainda mais sacrifícios. Médicos que formaram outros médicos, ano após ano e década após década. Médicos que estiveram sempre presentes, unidos e disponíveis para deles darem o seu melhor.

A Região do Sul da Ordem dos Médicos orgulha-se de ter no seu seio estes colegas, que na maior parte das suas carreiras trabalharam na Região Autónoma dos Açores e contribuíram decisivamente para os resultados em Saúde que hoje a Região e o País ostentam.

Orgulho-me de presidir à Região do Sul e como tal de ter tais médicos entre os inscritos na região.

Por todos os doentes que tiveram em cada um deles o médico competente e amigo de que precisavam nos piores momentos, muito obrigado!

Podem contar sempre comigo. Agora e no futuro.

Com agradecimento e reconhecimento

 

Alexandre Valentim Lourenço

Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos

26 de setembro de 2022

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo