mostrEM 21 com forte seguimento online

mostrEM 21 com forte seguimento online

A mostra de especialidades médicas da Região do Sul da Ordem dos Médicos, mostrEM 21, começou a 20 de setembro, em versão híbrida, com um forte seguimento online dos participantes. O Bastonário da Ordem dos Médicos, o Presidente do Conselho Regional do Sul e o presidente do Conselho Nacional do Médico Interno intervieram na sessão de abertura.

Miguel Guimarães, que fechou as intervenções da sessão de abertura, falou aos internos presentes sobre o trabalho da Ordem na "maximização do número de vagas para internos de especialidade, sem que haja prejuízos na qualidade da formação". O Bastonário sublinhou que, nos últimos anos, tem sido possível aumentar este número, mas advertiu que esse aumento nunca pode ser impeditivo de que os médicos portugueses mantenham o nível de formação pós-graduada que todos reconhecem.
Alexandre Valentim Lourenço, por seu turno, tinha, momentos antes, exortado os internos que seguiram a sessão a "não escolher a especialidade por aquilo que cada uma é agora", mas sim perspetivar o que "serão no futuro". O Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos apontou "a permanente influência das novas tecnologias" como um fator de mudança na Medicina, o que irá, certamente, alterar, por exemplo, "a forma como os médicos fazem diagnóstico". Para o dirigente, "talvez esta seja a fase mais importante da carreira", uma vez que irá marcar todo o resto da vida do médico.
O Presidente do Conselho Nacional do Médico Interno, a organização que em conjunto com o Conselho Regional do Sul realiza o mostrEM, sublinhou a importância da adesão dos especialistas e dos internos de cada especialidade à realização da iniciativa, que se estende a todo o país, com programas autónomos em cada uma das regiões da Ordem dos Médicos.
A edição deste ano da mostra de especialidades médicas realizou-se com base no auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa, mas a esmagadora maioria dos inscritos seguiram a apresentação das especialidades por via digital. No site da Região do Sul da Ordem dos Médicos, os inscritos podem aceder à área reservada, onde têm acesso ao programa integral do mostrEM.
O mostrEM 21 da Região do Sul, que se realiza a 20, 21 e 22 de setembro, inclui, no final dos trabalhos de cada um destes dias, três sessões «out of the box».
A 20 de setembro, o tema da sessão é «Medicina sobre asas - os desafios da Medicina Aeronáutica e Aeroespacial», com a moderação de Nuno Gaibino e Edson Oliveira, Pedro Reis (coronel médico) e Carlos Raposo como oradores.
No dia 21, o tema é «Problemas legais e éticos durante o Internato», numa sessão moderada por André Fernandes e Isabel Santos, cujos oradores são Paulo Sancho e Dalila Veiga.
A 22 de setembro, último dia do mostrEM 21 da Região Sul, «Internato Médico - público vs privado - fazer o Internato Médico no setor público e no sector privado - oportunidades iguais?» é o tema do debate, que conta com a moderação de Raquel Baptista Leite e António Martins Baptista, e as intervenções de Catarina Luís, Mónica Paes Mamede e Margarida Nascimento.

20 de setembro de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo