Nove doentes infetados com bactéria no S. João

Nove doentes infetados com bactéria no S. João

Hospital garante que nenhum dos doentes corre risco de vida pela ação de bactérias multirresistentes pelo uso inadequado de antibióticos.

 

Nove doentes internados no Centro Hospitalar de S. João, no Porto, estão em isolamento por serem portadores de bactérias multirresistentes e não responderem aos antibióticos. Segundo um comunicado do Centro Hospitalar dois doentes apresentavam ontem infeção ativa e os restantes foram identificados através da realização de análises de rastreio que fazem parte do protocolo da instituição.

“Em dois dos nove casos essa bactéria está a provocar infeção, mas são infeções que nesta altura, parecem não ameaçadoras de vida”, revelou o diretor clínico do S. João, José Artur Paiva, citado pela Agência Lusa, referindo que se trata de “infeções de pele e de tecidos moles, nada de grave no sentido de ser ameaçador da vida”.

O hospital não revelou qual o nome das bactérias, mas de acordo com os médicos, habita no nosso tubo digestivo, no intestino, e integra o microbioma, ou seja, grupo de bactérias que vive em simbiose com o nosso organismo. Porém, “quando exposta a antibióticos estabelece uma modificação e passa a produzir uma enzima nova que habitualmente não produz”.

 

Fonte: Jornal de Notícias, 12 de Abril 2016

12 de abril de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo