Número de vagas para formação especializada de médicos vai ser o maior de sempre este ano

Número de vagas para formação especializada de médicos vai ser o maior de sempre este ano

O número de vagas para a formação especializada atribuído pela Ordem dos Médicos vai ser “o maior de sempre” este ano e deverá andar perto de 1900, revela o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães.
Em 2019, o mapa de vagas para internato ascendeu a 1830, deixando sem hipótese de acesso à especialidade centenas de jovens médicos, um problema que se tem vindo a agravar.
A notícia foi avançada ao PÚBLICO no dia em que a OM apresentou a auditoria ao processo de avaliação da idoneidade e capacidades formativas de 2019.
Apesar de o número de vagas atribuído ser nos últimos dois anos muito semelhante ao que é pedido pelas unidades de saúde, em 2019, contabilizam os autores da auditoria, foram atribuídas menos 29. As especialidades mais penalizadas foram a ginecologia, a cirurgia geral, a oftalmologia e a urologia e, pelo contrário, a pediatria foi beneficiada, ao ser contemplada com mais 30 vagas do que as solicitadas. No total, o Ministério da Saúde (MS) autorizou 1830 vagas, menos três do que a OM.

Público, 29 julho 2020

29 de julho de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo