OM Sul saúda internos no Dia do Doente

OM Sul saúda internos no Dia do Doente

O Dia Internacional do Doente comemora-se hoje (11 de fevereiro) e com o intuito de saudar, nesta data, os novos internos da Região Sul, foi produzido um vídeo que está online na página de facebook da OM Sul e no seu canal de youtube https://youtu.be/bgtBLtaFMnA.

O vídeo, que recorda aos jovens médicos o seu compromisso com os doentes, estabelecido por juramento, inclui o seguinte texto:

 

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos dá as boas-vindas a todos os que começam agora o seus internatos.
Vão agora começar a ser verdadeiramente o que há muito já são dentro de vós: médicos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, ser médico é ser o que "promove, mantém e restaura a saúde humana, através do estudo, diagnóstico e tratamento da doença física e mental".
"A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação". É o juramento que fazemos, pelas palavras de Hipócrates. 
As vacinas, os fármacos revolucionários, as técnicas de diagnóstico e as tecnologias biomédicas são fundamentais para o sucesso da nossa prática. Mas também o fator humano.
Investimos muito na nossa carreira para podermos ser bons médicos. Um tempo de dedicação e sacrifício desde que iniciámos uma formação que, na verdade, nunca estará concluída. Por isso não esquecemos a família e os amigos. Foram, são e serão sempre aqueles que fazem este percurso ao nosso lado.
Neste momento em que vão iniciar a prática da nobre profissão da Medicina, o Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos deseja que, em cada dia da vossa atividade, nunca se esqueçam do que vos trouxe aqui: a vontade de ajudar o próximo.
A dignidade do vosso doente e da Vida Humana.Nas consultas, nas enfermarias, nos cuidados intensivos, no bloco operatório, no laboratório, no serviço de urgência, nos cuidados de saúde primários, na saúde pública... Onde quer que escolham exercer a prática da Medicina, saberão sempre que a relação médico-doente é a essência do ato médico.
Iniciam o internato num tempo desafiante. A pandemia de COVID-19 trouxe uma nova realidade. A nossa capacidade de adaptação é o nosso maior desafio. Mas saberemos vencer.
A Ordem dos Médicos está presente. Ao serviço dos médicos. A partir de agora feita também da vossa energia, dos vossos pontos de vista, da vossa vontade de mudança e inovação. Acreditamos numa Ordem com as ideias de todos.
Bem-vindos à prática da Medicina. Bem-vindos... a casa.

Ordem dos Médicos
Região do Sul

 

11 de fevereiro de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo