Portugal passou a ser, em apenas um mês, um dos países do mundo que faz mais testes de diagnóstico do novo coronavírus por milhão de habitantes. Apesar das dificuldades na obtenção de kits, reagentes e zaragatoas (cotonetes mais longas para a colheita de amostras no fundo do nariz ou na garganta), estão a ser testadas milhares de pessoas por dia e Portugal é já o 19º país do mundo nesta tabela, segundo o site Worldometers que actualiza ao dia estes dados para todos os países.
Portugal está bem acima da Coreia do Sul e apenas um lugar abaixo da Alemanha, países destacados como alguns dos melhores exemplos pela sua capacidade de fazer um grande número de testes de diagnóstico, uma das medidas apontadas como explicação para as baixas taxas de letalidade por covid-19 que apresentam.
Actualizados esta quinta-feira pelo secretário de Estado da Saúde, os últimos dados nacionais indicam que desde 1 de Março e até quarta-feira foram feitos mais de 208 mil testes, o que dava 20.430 por milhão de habitantes. A Alemanha fez mais de 1,7 milhões, um total de 20.629 por milhão de habitantes na quarta-feira, segundo o Worldometers.
Fonte: Público, 17 Abril 2020