SNS desce no ranking europeu

SNS desce no ranking europeu

Um estudo divulgado no dia 26 de Janeiro indica que Portugal caiu sete posições no ranking internacional que compara o desempenho dos sistemas de saúde de 35 países europeus.
O SNS do nosso país está agora em 20.° lugar no Euro Health Consumer Index 2015, depois de em 2014 ter ocupado o 13.° lugar. No estudo feito pela organização sueca Health Consumer Powerhouse, a Holanda ficou em primeiro lugar, seguida da Suíça, Noruega e Finlândia.
Portugal surge depois de países como a Estónia, Macedónia e Espanha. Na cauda da lista estão o Montenegro, a Polónia, a Albânia, a Roménia e a Bulgária.
O tropeção português resulta de piores resultados no capítulo da acessibilidade aos cuidados de saúde, nomeadamente os tempos de espera para consulta de especialidade e para cirurgias não urgentes.
Numa síntese sobre Portugal, os autores recordam a subida "impressionante" dos últimos anos - em 2012 estava no 25.º lugar -, classificam a recente descida como "um pequeno recuo" e destacam as melhorias de eficiência do SNS. O estudo cruza informação fornecida por utentes com dados de saúde de cada país (mortalidade, listas de espera, infeções hospitalares, entre outros).

27 de janeiro de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo