Taxa de cesarianas aumentou ligeiramente em agosto

Taxa de cesarianas aumentou ligeiramente em agosto

Dados do Ministério da Saúde apontam para mais 65 cesarianas em agosto do que no ano passado, mas há diferenças entre hospitais.

A taxa de cesarianas no Serviço Nacional de Saúde até agosto foi de 27,7% dos partos, tendo havido uma subida muito ligeira face ao que se verificava em julho. Este verão, o movimento de enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia que tem estado em protesto por uma carreira diferenciada e aumento da remuneração alertou que a subida das cesarianas seria uma das consequências da greve de zelo às funções, chegando a estimar um aumento de 10%. Para já, os dados de agosto tornados públicos pela tutela não apontam unia diferença expressiva a nível nacional, mas há variações mais significativas em alguns hospitais.

Para já, existe até uma diminuição no número de cesarianas feitas nos hospitais do SNS até agosto. Contudo, face ao mesmo período de 2016, o número total de partos também diminuiu nos hospitais públicos, o que explica porque é que há uma subida ligeira nas taxas de cesariana.

 

Fonte: jornal i, 6 de outubro 2017

 

 

6 de outubro de 2017

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo