Um medicamento teve resultados positivos em doentes de covid-19

Um medicamento teve resultados positivos em doentes de covid-19

Dexametasona foi testado em doentes que precisaram de estar ligados a um ventilador ou receber oxigénio. O anúncio é de cientistas da Universidade de Oxford, mas ainda não foi escrutinado pelos pares.
Um grupo de cientistas do Reino Unido acredita ter provas de que um medicamento ajuda a tratar doentes com covid-19. De acordo com um comunicado de imprensa da Universidade de Oxford divulgado ontem, a dexametasona, um esteróide com um baixo custo e disponível no mercado para tratamento de outras patologias, reduz a probabilidade de morte dos doentes hospitalizados com a doença.
Este medicamento está incluído num ensaio mundial que analisa os tratamentos já existentes para outras doenças e veri- Æca se também funcionam em doentes que tenham o novo coronavírus. Grande parte dos doentes infectados com SARSCoV-2 recupera sem ser internada e apenas uma parte dos que o são precisa de ajuda para regularizar os níveis de oxigénio, por exemplo com ventiladores.
É precisamente este grupo de doentes de risco que a dexametasona parece ajudar. De acordo com os investigadores, o medicamento reduz o risco de morte para os doentes que estão ligados a ventiladores em um terço. Para os doentes que só recebem oxigénio através de botijas, o tratamento reduziu a probabilidade de morte em um quinto.

Fonte: Público, 17 junho 2020

17 de junho de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo