Vacinas da Janssen vão atrasar em agosto e apenas chegam 200 mil

Vacinas da Janssen vão atrasar em agosto e apenas chegam 200 mil

Portugal vai receber apenas 200 mil das 600 mil vacinas da Janssen previstas para agosto, anunciou o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, que diz esperar ter 70% da população com vacinação completa entre 05 e 12 de setembro.
Henrique Gouveia e Melo, que está hoje a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Saúde sobre o processo de vacinação, adiantou que o Ministério da Saúde “tem estado a compensar estas quebras com aquisições através de parceiros que não estejam a usar algumas destas vacinas ou a antecipar vacinas do 4.º trimestre para este terceiro trimestre”.
No entanto, o coordenador da ‘task force’ defendeu que não se trata de uma situação generalizada de incumprimento, ao esclarecer que “Moderna e Pfizer têm cumprido com o que prometem” e que têm sido “bastante fiáveis” nas entregas de doses de vacinas a Portugal.
Apesar da quebra de entregas, Gouveia e Melo mostrou-se tranquilo em relação ao futuro, por considerar que “as farmacêuticas vão produzir mais vacinas” e que haverá “capacidade de resposta” face às necessidades.
“É natural que no quarto trimestre, e depois mais tarde, estejam disponíveis no mercado internacional e na Europa vacinas em quantidade suficiente para as terceiras doses” se vierem a ser necessárias, sustentou.
O responsável disse ainda esperar ter 70% da população vacinada com uma dose entre 08 e 15 de agosto e com a vacinação completa entre 05 e 12 de setembro.

Lusa, 23 julho 2021

23 de julho de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo