Galiza proíbe fumar na rua caso não haja distância de segurança. E Portugal?

Galiza proíbe fumar na rua caso não haja distância de segurança. E Portugal?

Outras comunidades autónomas de Espanha já estão a avaliar esta medida, como a Andaluzia, Castela-La Mancha e Castela e Leão. Será que Portugal também deveria considerar fazer o mesmo?
Desde ontem que na Galiza é proibido fumar na rua ou noutros espaços públicos, como esplanadas, caso não seja possível garantir uma distância de segurança de dois metros. Publicada no Diario Oficial de Galicia, esta medida foi recomendada por um comité médico por considerar que expelir o fumo do tabaco representa um elevado risco para a transmissão do vírus SARS-CoV-2. A mesma medida deveria ser pensada em Portugal?
Embora digam que tudo possa ser considerado, há especialistas que defendem que agora faz mais sentido equacionar o uso da máscara em espaços públicos abertos ou que se aconselhe as pessoas a manterem a distância de segurança para se reduzir assim o risco de transmissão.
No Diario Oficial de Galicia escreve-se que a situação sanitária actual na Galiza fez com que fosse necessário introduzir uma “alteração pontual” nas excepções dadas ao uso obrigatório de máscara em vigor em toda a comunidade. Essa alteração pontual refere-se ao consumo de tabaco e de cigarros electrónicos.

Público, 14 Agosto 2020

14 de agosto de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo